21 Lições Para o Século 21

E a transformação da consciência humana

Andarilho Acordado
9 min readOct 15, 2021

O autor do livro medita (Vipassana¹) duas horas por dia, e ele faz isso desde os anos 2000. Adicionalmente, duas vezes por ano, faz um retiro de um mês, onde medita o dia inteiro, e sem interrupções de ninguém. Escrevendo o livro, Yuval Noah Harari sentiu-se relutando em ser censurado, ou mal-interpretado. Mesmo assim ele escreveu o livro, dizendo no final: “Um livro que ninguém lê, faz barulho?”.

¹ Vipassana: prática meditativa milenar (+- 2.500 anos) com eficiência pragmática. Os estudiosos atribuem a descoberta ao príncipe indiano Gautama Siddharta, também conhecido como O Buda.

Você achava que meditação servia para “aliviar o estresse”? Pois continue lendo.

O seu humor seco — e sua característica de falar sobre o humano na 3ª pessoa — continua estimulante (tal como em Sapiens, Uma Breve História da Humanidade). Desta vez, 21 Lições para o século 21 discorre sobre os principais problemas que assolam a nossa espécie no século XXI: os argumentos do autor gravitam ao redor da confluência da Biotecnologia com a Tecnologia da Informação, que ameaçam solapar nossos ideais mais profundos: os direitos humanos, a democracia política e o liberalismo.

2012 e o Apocalipse da Estupidez

Um Saudosismo Nostálgico

A Segunda Guerra Mundial também foi uma guerra ideológica, e não somente um confronto físico.

30 de abril de 1945; Hitler se matou em um Bunker, e junto com o fascismo, para o inferno ele levou a receita do ódio. Agora ele cozinha no caldeirão do diabo. Em seguida, depois que o fascismo morreu, essa batalha ideológica se restringiu ao comunismo e liberalismo e, os estudiosos nos dizem que a partir do final do século XX, a humanidade preferiu adotar os direitos humanos; o capitalismo de livre mercado; a democracia política; a independência judiciária; e estados social-democratas de bem-estar social — oxente, que trava-língua é esse.

Excetuando alguns países ocidentais com sonhos nostálgicos, que preferiram adotar outro filho (os estados ultranacionalistas com tradição religiosa) o ocidente inteiro veste calça jeans azul, e importa / exporta ativos econômicos. Naturalmente, esse desvio poder-se-ia definir como um saudosismo injustificável, pois, o que seria defender “Brasil acima de todos” em um mundo com Internet de fibra óptica (transatlântica); ciborgues; aquecimento global; inteligências artificiais; e algoritmos de automação? Se esse isolamento esplêndido funcionasse, de maneira evidente teríamos uma extraordinária evidência comprobatória de que milagres são possíveis.

Estaria a Humanidade Doente?

Em um mundo liberal, muito influenciado pelo romantismo, onde as pessoas “ouvem a si mesmo” (seus sentimentos), e onde “o cliente sempre tem razão”, nada mais justo a humanidade ser individual e ter dificuldades no desenvolvimento da proclamada visão panorâmica, do todo. Essa miopia está tendo sérias consequências: para com seus corpos, que estão doentes e diabéticos; para com o planeta, que chora lágrimas escuras; e para com suas mentes, que estão namorando o suicídio e a depressão — sendo as Redes Sociais o grande conselheiro amoroso desse relacionamento abusivo. A humanidade adoeceu.

E agora, quem poderá nos defender?

Será que já não passou da hora de irmos ao oftalmologista consertar essa miopia? Será que o oftalmologista que consertará a nossa miopia será a espiritualidade — seja lá o que essa palavra significa — , ou, será que o oftalmologista é o médico secular, ecumênico, ateu, mas ganancioso, que cobra R$ 800 numa consulta médica de 15 minutos em seu confortável escritório particular, enquanto os nordestinos morrem sem atendimento médico? É difícil dizer… Harari nos diz que o mundo está tão complexo que, embora todos queremos ter a sensação gostosinha de saber sobre tudo, o mundo está fervendo. Devemos engolir em seco a amarga sensação de perplexidade, sem temperar.

Evidentemente, os estudiosos estão cada vez mais perplexos.

Somos mais de 7.000.000.000 (bilhões) de mentes humanas ao redor do globo, e cada um desses seres humaninhos achando que o seu próprio umbigo é o mais bonito. Então como conseguiremos ter essa famosa visão panorâmica, nítida, que ilumina o mundo todo? Que enfim, finalmente enxerga um planeta, um país? O país da humanidade. Em vez disso, continuamos salpicados em pedaços de terra sem significância, brigando e se matando porque discordamos uns dos outros; apegados, apressados, distraídos, ansiosos, briguentos… doentes.

Os Desafios

Desafio 1: Harry Super-rico e o Dinheiro Filosofal

Fevereiro de 2004. Em um quarto escuro nos Estados Unidos da América (do norte). A estreiteza de mente e visão dos engenheiros do Vale do Silício permaneceu bem morna ante a ideia de colocarem o Big Data à frente de seu irmão, o Big Brother. Um Americano (da América do sul) e um Americano (da América do norte) decidiram colocar suas habilidades técnicas bem buriladas em ação. O tempo, que é sempre escorregadio, passou, e hoje eles obtiveram “sucesso”. Hoje, ambos estão belisca-lionários.

Significado de belisca-lionários.
adjetivo Que tem beliscos (gosta do pedaço maior) no valor de, no mínimo, um bilhão de ambições ou de unidades monetárias de não se importar com os outros e a sociedade.
Multi-beliscador.
Etimologia (origem da palavra). Bilhão + canálha.

Fonte: Universidade Federal da Wikipédia.

“Eles simplesmente confiam em mim e me enviam seus dados… bando de idiotas” — diz Zuckerberg.

Fonte: Nicholas Carlson; confirmado pelo próprio Zuckerberg para o New Yorker (Jose Antonio Vargas).

Eles deixaram um legado para a posteridade: pornografia infantil; desinformação; fake news; crises democráticas (principalmente nos países em desenvolvimento); monstruosidades sociais como grupos de extrema-direita, e extrema-esquerda.

Enquanto indivíduos, nós temos uma cumplicidade involuntária em todos os problemas que assolam a nossa espécie. Somos uma mosca, enredadas em um complexo emaranhado de teias. Como eu vou saber que a empresa que produziu o produto que eu comprei, não tem trabalho escravo? Como eu vou saber que os dejetos do meu vaso sanitário, não estão indo para o rio e matando espécies ameaçadas de extinção? O antidepressivo que você toma, em algumas cidades, nada através do sistema de esgoto até o rio, infectando espécies de peixes. Os restos químicos (nas fezes) dos remédios que as pessoas tomam alteram o comportamento dos animais. Isso desestabiliza o ecossistema porque os animais, imbuídos em antidepressivos e outros remédios, mudam de comportamento.

Praticamente todas as atividades humanas foram construídas de uma forma que não se considerou o impacto à longo prazo. Até mesmo o cimento de nossas casas e estradas contribui (substancialmente) para as mudanças climáticas. Até mesmo o cimento da rua.

Desafio 2: O Mosquito da Dengue Terrorista

Um insignificante mosquito da dengue, membro da Associação Terrorista Brasileira dos Mosquitos Coxinhas, decidiu entrar em uma loja que maltrata (e vende) coxinhas. Ele entra no ouvido de um bolsominion arruaceiro, fica zumbindo, e o faz comprar uma AK-47 — é que o bolsominion jogou muito GTA quando era criança — para encher o saco de pessoas boas, trabalhadoras, que operam a loja. Passado esse ato impulsivo do bolsominion arruaceiro, o mosquito da dengue terrorista sai do ouvido dele, para triunfar em cima dos escombros, bebendo o sangue de 0,1% da população Brasileira que (importante destacar) o Bolsominion arruaceiro matou à queima-rosca, digo, queima-roupa — perdão, o Kit Gay teve influência na minha escola. E o mosquito da dengue, satisfeito cada vez mais com o estômago cheio de sangue, saiu de fininho depois do escândalo.

No dia seguinte, a Rede Globo soa o alarme em rede nacional: URGENTE!!!!! CAOS INSTAURADO NO BRASIL: O PT invade loja (de acordo com um delator, fica em cima do Triplex do Lula, comprado em Caixa 2 por Getúlio Vargas) matando 400 milhões de pessoas de Deus. Quem poderá nos defender? William Bonner grita irritado: está na hora do PT fazer uma autocrítica. Não temam, Sergio Moro será nosso salvador — Veja só, Sergio Moro incorporou tanto o personagem que até se mudou para Salvador na Bahia.

Ai, ai, ai! De novo esse PT? O público, agora enfurecido, vai às ruas.

Fora Dilma!!! Fora Dilma!!! Brasil acima de todos!!11! Tem que estancar a sangria!!!— Disseram as vacas humanas (domesticadas), vestindo verde e amarelo.

Ué¹
Ué²
“O PT destriu a minha vida”.

Dois anos se passaram, e todo mundo esqueceu daquele mosquito da dengue. Lembra daquele mosquito que zumbia na câmara dos deputados? Agora… Presidente do Brasil, ele assiste tudo de camarote, enquanto joga videogame e faz live no Facebook. E o povo — agora livre e emancipado da Rede Globo, não mais domesticado — morre com uma epidemia de vaca louca.

A pandemia do século, um verdadeiro genocídio os espera.

Desafio 3: A Fusão Superpoderosa

Fusão (合体, Gattai) é o processo de fundir dois ou mais seres separados em um, combinando seus atributos, de força e velocidade a reflexos, inteligência e sabedoria.

Ai Meu Deus, que horror, nos ajude!

A fusão da Biotecnologia e Tecnologia da Informação ameaça solapar a ordem social e desestabilizar nossos ideais mais profundos — direitos humanos, democracia, políticas de bem-estar social. Ai Meu Deus, que horror, nos ajude! Deus então responde: ajudar no que, meu bom homem? Inteligências artificiais ameaçam criar uma massa de pessoas economicamente irrelevantes; super-ricos e seus engenheiros de estimação finalmente terão no que gastar sua montanha de dinheiro, aprimorando-se neurobiologicamente, e, poderão também comprar a extensão da própria vida, aumentando sua longevidade — com a tecnologia atual, podemos estender a vida humana para além dos 160 anos.

O desafio tecnológico — por exemplo, o Facebook que sequestra a sua atenção; o desafio político — por exemplo o terrorismo, ou as crises do liberalismo e democracia, ou os limites do capitalismo galopante; o desespero — tendo como exemplo as mudanças climáticas, ou as guerras. Culminam no capítulo “resiliência e verdade”, onde o autor termina escrevendo a respeito de meditação, humildade, e consciência global.

“Embora os desafios não tenham precedentes, e as discordâncias sejam intensas, o gênero humano pode se mostrar à altura do momento se mantivermos nossos temores sob controle e formos um pouco mais humildes quanto a nossas opiniões.”

Yuval Noah Harari.

Concordo… discordo… concordo… não concordo.

Homem cegamente apaixonado pelo seu próprio ponto de vista. @Susanocorreia

Homem cegamente apaixonado pelo seu próprio ponto de vista.

Cegamente apaixonado pelo seu próprio ponto de vista.

Apaixonado pelo seu próprio ponto de vista.

Esperança

Talvez o aviso-prévio (desemprego em massa) ocasionado pelas IAs (inteligências artificias) possa ser adiado com a criatividade humana e a transdisciplinaridade. Isto é: a constante mudança de alocação. Com um alto nível de especialização e fazendo uso da multidisciplinaridade, os humanos podem (e deveriam) se reinventar constantemente.

“A inteligência artificial é uma das coisas mais profundas que a humanidade vai construir. É mais profundo do que o fogo, que a eletricidade”, disse o presidente da Alphabet. (Google).

O futuro será das inteligências artificiais, e portanto, se você está se formando em psicologia neste ano e pensa em trabalhar clinicamente nos próximos, em vez de se dedicar à pesquisa, pense um pouco. Em 2035 você provavelmente não terá um emprego. A psicologia em 2035 provavelmente será tomada por IAs indistinguíveis de humanos.

Mas você pode fazer uma diferença grande, agora! Terapia psicodélica e meditação podem de fato ser uma panaceia. A bala de prata que faltava.

Em um mundo de mudanças constantes, precisamos de verdadeiras revoluções na psicologia e educação: novos remédios, novas terapias e novas meditações. Do contrário, a mente dos Sapiens pode simplesmente entrar em colapso, alerta o autor de Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o século 21. O ritmo frenético do início do século XXI e sua epidemia de ansiedade deveria ser o suficiente para já estarmos levantando a bandeira amarela.

“Atrás do sol existe uma melodia, e é a luz da esperança que vem, dançando ao de som de novos dias.”.

O Girassol procurando. @Susanocorreia

--

--

Andarilho Acordado

O contagioso amor Brasileiro, disfarça o sofrimento de uma grandiosa nação.